Sobre

 

Minha História

Para quem ainda não me conhece, eu sou Davi Salgueiro.


Se você foi aluno meu de algum curso, sinta-se livre para pular essa parte.

 

Vamos lá...

Eu Sou bacharel em Ciências da Computação com especialização em Gestão Pública recentemente eu voltei a estudar, e atualmente, estou matriculado em uma nova pós-graduação na Fundação João Pinheiro cursando a Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental.

Eu diria que a minha vida profissional ela pode ser categorizada em 3 grandes fases. A primeira fase foi no setor privado, a segunda no setor público e a terceira como docente.

Tudo isso começou quando eu comecei a trabalhar no setor privado com o desenvolvimento e manutenção de sites, depois de um tempo, eu fui contratado como analista de sistemas, passei a trabalhar no desenvolvimento e no levantamento de requisitos de sistemas voltados para o setor financeiro.

Durante essa fase eu passei por algumas empresas de Recife como Iteci, Provider, CESAR, também fiquei um tempo em Recife trabalhando para uma empresa de Brasília, que foi a CAST Informática, na CAST eu trabalhei em Recife com desenvolvimento de sistemas, terceirizado para o do Banco Central do Brasil.

Essa fase de minha vida foi enriquecedora, extremamente gratificante, foi uma verdadeira escola.

Sou recifense e por isso passei muito tempo trabalhando em Pernambuco, mas eu sinto que também sou um nômade de coração, sempre gostei muito de viajar conhecer novas culturas.

E por causa dessa minha ansiedade de desbravar novos mundos, eu aceitei um proposta e passei um tempo trabalhando no exterior, eu fui contratado por uma empresa Americana e passei a trabalhar como terceirizado para uma empresa na Índia que se chama Infosys.

Depois disso eu fui novamente terceirizado para uma outra empresa Indiana mas logo na primeira semana que comecei a empresa foi comprada pela Oracle e o sistema da antiga empresa que se chamava Flexcube passou a se chamar Oracle Financial Service. E lembro disso porque logo que cheguei fiz um curso avançado do sistema e como tinha acabado de acontecer essa transição então a minha turma fui a primeira turma que recebeu o certificado da Oracle Financial Service.

Nessa primeira fase da minha vida além de trabalhar para diversas empresas eu também tirei algumas certificações voltadas para o meu mercado de trabalho. Eu passei na certificação de programador Java, que na época se chamava Sun Certified Java Programmer, também tirei a certificação de  Sun Certified Web Component Developer e por último passei na prova de Sun Certified Business Component Developer.  

Atualmente a empresa Sun não existe e quem é responsável pela linguagem Java é da Oracle e por isso os nomes das certificações Java mudaram.

Quando essa primeira fase terminou, eu decidi estudar para passar em um concurso público e em 2012 eu comecei um novo ciclo, uma nova fase profissional onde eu assumi o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado do Espírito Santo. Fiz mais uma grande mudança para um novo Estado, uma nova vida. Nessa fase, nos meus primeiros 6 anos eu fui lotado na SEAMA, que é a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Depois disso, em 2018, eu retornei para o meu órgão de origem a SEGER que é a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos.

E eu voltei para a SEGER especificamente para trabalhar com Transformação Digital para apoiar na implantação de um novo sistema, o e-Docs.

Em paralelo ao meu trabalho na SEGER, surgiu uma oportunidade de atuar como docente pela ESESP que é a Escola de Serviço Público do Espírito Santo. Eu abracei esse projeto, e assim, começou a minha terceira fase profissional.

Na ESESP eu passei a ser responsável tanto pela disciplina de Modelagem de Processos de Negócio com Bizagi como também pelos cursos do sistema e-Docs.

Além disso, eu também comecei a produzir diversos cursos online, tanto em português como também em inglês.

Pessoal, além de trabalhar é fundamental saber aproveitar a vida, e é por isso que eu sempre separo um tempo para minha família. Eu e minha esposa gostamos adoramos viajar, mas ao mesmo tempo nós queremos, sempre que possível, visitar nossas famílias que moram em Pernambuco. Por isso a gente sempre tenta dividir nossas férias entre Pernambuco e algum outro local que queremos conhecer.

Se tudo der certo, ano que vem iremos conhecer Portugal.

Pronto pessoal é isso,

Eu espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco da minha história.

Paz e Bem